15.5.10

O Ecologicamente correto

Hoje em dia tomar uma atitude “ecologicamente correta” parece ser uma obrigação, virou até estratégia de marketing, o problema vai até onde as atitudes tomadas a respeito são plausíveis.
Uma das novas manias é a danada da ecobag, a sacolinha de pano que promete livrar o mundo para sempre dos saquinhos de lixo. Na verdade o problema não é exatamente a sacolinha plástica e sim a quantidade de lixo que uma pessoa produz.
A sacolinha na verdade é reutilizada como saco de lixo pela maioria das pessoas e nem de longe é a principal culpada da história (com exceção das tias malucas que acumulam sacolinhas por que acham que um dia vão ficar sem).
Para as grandes redes de supermercado obviamente as ecobags se tornaram uma boa idéia afinal elas são vendidas por eles, sem as sacolinhas plásticas as pessoas terão que comprar sacos de lixo, o que obviamente vai gerar mais lucros. Por isso não é interessante investir em sacolas biodegradáveis ou em campanhas efetivas de conscientização para diminuir a quantidade de lixo produzida pelas pessoas.
O mais irônico é que independente da sacolinha o maior lixo produzido pelo que a gente compra no mercado vem das embalagens mesmo, que são necessárias para conservação dos alimentos.
Outra coisa que me dá nos nervos é o lance da “sustentabilidade”, hoje todas as empresas gostam de ostentar o rótulo de sustentáveis, a Coca-cola é sustentável por que economiza água, mineradoras o são porque fazem reflorestamento em plena Floresta Amazônica com eucalipto. No final a sustentabilidade é só uma estratégia “ecologicamente correta”, mas bem pouco efetiva. Até onde as empresas se preocupam realmente com o meio ambiente?
Os alimentos orgânicos (não gosto do rótulo) podem usar menos defensivos agrícolas, mas também afetam os ecossistemas como qualquer forma de agricultura, em menor intensidade, mas afetam. Tirando que são vendidos com preço mais caro e em embalagens mais legais (e de plástico!).
E qual seria a solução então para “salvar o planeta”?
A única coisa que salvaria seria a extinção dos seres humanos mesmo, a vida que levamos hoje é extremamente danosa para o meio ambiente. Está certo que a gente também não precisa avacalhar e deve sim tomar atitudes para melhorar o nosso estilo de vida e evitar danos maiores ao meio ambiente, mas tomando cuidado para que nossas atitudes não sejam supérfluas ou até mesmo hipócritas.

2 comentários:

Cthulhu disse...

Aqui no Vale existe um programa especial da Rede Globo chamado "Vanguarda Ecologia". Outro dia, a menina que apresenta o programa falava da idéia maravilhosa que uma empresa do Vale teve: digitalizar as listas telefônicas. Isso faria com que 'x' árvores deixassem de ser cortadas e você então teria tudo ali, no celular. O que ela esqueceu de dizer é que seria uma maravilha, se as pessoas não trocassem de celular a cada 6 meses!

| Robes | disse...

Não sei de onde as pessoas tiram a ideia de que o ser humano é indispensável. O mundo e a estaria bem melhor sem ele. Por isso que eu defendo a ideia do nascer, crescer, viver e morrer, ponto. Não precisa se matar, mas também não precisa deixar semente, o mundo já tá uma merda com quem já existe. Você que quer ter filho pra ter "uma continuidade", pensa bem: vc não é tão importante assim. Viva e morra e não encha o saco criando mais um parasita. Poupemos o mundo do legado de nossa miséria, já dizia o BC.