16.6.03

Livro amigo

Depois do post da Najara e de ter lido a matéria da Veja sobre o "livro amigo" resolvi fazer minha própria listinha pessoal. Livro amigo para mim é aquele que rende bons momentos de diversão, medo ou reflexão, que deixa a gente tristinha por ter acabado. Essa lista não é definitiva, porque ainda hei de ler muitos livrinhos e os livros não estão em ordem de importância, pois pertencem a estilos diferentes, logo não dá para comparar. Aí vai:

O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien – Classicão

O Dia do Curinga, Jostein Gaarder - Esse livro trata da busca do norueguês Hans-Tomas e de seu pai pela sua mãe que resolveu ir para a Grécia virar modelo. Tem várias historinhas paralelas que se passam em um mundo fantástico habitado por seres que são cartas de baralho e onde existe uma bebida mágica de todos os sabores. Tem algo filosófico no fundo, mas não pega pesado.

Frankenstein, Mary Shelley - Dr. Victor Frankenstein usa todo seu conhecimento para dar vida a um corpo morto, montado para ser o mais forte e mais fabuloso, mas quando se depara com o horror de sua obra abandona sua criatura. Interessante observar a mudança de comportamento do monstro, que inicialmente é bom, mas se torna mau devido ao tratamento que recebe das pessoas, que não suportam sua aparência. O moderno Prometeu trata do preconceito e da ambição de ser o criador.

As Brumas de Avalon, M. Z. Bradley - Outro clássico.

O Iluminado, Stephen King - Esse dá medinho...Jack Torrance sofre a influência do Hotel Overlook e tenta matar sua mulher e seu filho, que vê os fantasmas do lugar (a parte da mulher da banheira é horripilante).

História sem Fim, Michael Ende - Visite Fantasia você também! Muito melhor que o filme

O Caso de Charles Dexter Ward, H.P. Lovecraft - Charles começa a se interessar por assuntos meio sombrios, o que preocupa seus familiares. Ele não tem noção do que pode lhe acontecer quando começa a remexer no passado de Joseph Curwen, um sujeito muito estranho que viveu em sua cidade muito antes dele sonhar em existir. Tem magia negra e catacumbas subterrâneas. O clima de filme de terror é o melhor (se não me engano esse livro virou filme).

Já tem bastante né, agora quanto a Moby Dicky tá difícil de desencalhar, alguém me conta o final :°)

Nenhum comentário: