6.3.03

Bom, recebi isso por email e acho que é bem útil, não só para entender as empregadas domésticas como mais de um terço da população que vive em SP.

Curso rápido de conversação com domésticas:

lidileiti (litro de leite)
dendapia (dentro da pia)
badapia (debaixo da pia)
unkidicarne (1 kilo de carne)
ugáscabô (o gás acabou)
tradaporta (atrás da porta)
badacama (debaixo da cama)
iscodidente (escova de dente)
nossinhora (nossa senhora)
pondiôns (ponto de ônibus)
denduforno (dentro do forno)
doidimai (doido demais)
ãnsdionti (antes de ontem)
sapassado (sábado passado)
vidiperfum (vidro de perfume)
tirisdaí (tira isso daí)
rugoiáis (rua Goiás)
onquié (Onde que é?)
quainahora (quase na hora)
prõnóstãuínu (para onde nós estamos indo?)
ládoncovim (lá de onde que eu vim)
proncovô? (para onde que eu vou?)
oncotô? (Onde que eu estou?)
Simbortão? (Vamos embora então?)
Pópô o pó? (Pode pôr o pó? - de café)
Pópicauáio? (Pode picar o alho?)
dôdestongo (dor de estômago)
mardusfigo (mal do fígado)
usvidifora (os vidros de fora)
usvididetro (os vidros de dentro)
usmininxegaro (os meninos chegaram)
asmininxegaro (as meninas chegaram)
pópegakasmão? (pode pegar com as mãos?)
uventátáondi (o avental está aonde?)

Com pequenas variações, podemos começar a entender algumas coisas que ouvimos no "pondiôns" ;-)

Nenhum comentário: